O curso de Agronomia na UnB foi criado em 1966 com a finalidade de trazer desenvolvimento agrícola ao Distrito Federal e Entorno, sem deixar de atender as demandas nacionais e globais para a produção de alimentos. Com dimensões continentais, o país tem potencial para a agricultura e a pecuária e precisa saber onde e como direcionar os recursos.

O estudante de Agronomia cursa disciplinas que abrangem vários temas: produção vegetal, produção animal, mecanização agrícola, irrigação, solos, administração e agronegócio. Os alunos também realizam estudos e pesquisas em diversas áreas: cultivos agrícolas, produção de rebanhos, manejo do solo e da água, manejo de pragas, melhoramento vegetal e animal, aptidão agrícola de solos, agroclimatologia, paisagismo, plantas ornamentais, pós-colheita e estudos de mercado. São oferecidas oportunidades para que o aluno estude e trabalhe com temas que permitam formação abrangente e contribuam para o desenvolvimento de práticas agropecuárias sustentáveis. No último semestre, o estudante realiza estágio obrigatório em um tema de sua preferência.

Com relação à infraestrutura oferecida pelo curso, os alunos têm acesso a diversos laboratórios: sementes, química e física do solo, adubos e adubação, higiene e qualidade dos alimentos, microbiologia do solo, proteção de plantas, nutrição animal, georeferenciamento dentre outros. A UnB possui uma Fazenda, cerca de 40 km do Campus Darcy Ribeiro, chamada Fazenda Água Limpa, onde os alunos além de terem aula, realizam estudos e pesquisas diversas.

O Curso de Agronomia também participa de um programa de intercâmbio com países do MERCOSUL, onde, a cada semestre, cinco estudantes de Agronomia são selecionados e encaminhados para países vizinhos, enquanto a Agronomia da UnB recebe 5 estudantes vindos desses mesmos países, por um período de seis meses. Oportunidades de intercâmbio com EU e EUA também são oferecidas pela UnB. As disciplinas realizadas fora são aproveitadas no Histórico Escolar dos alunos. 

 

Link para matricula web do curso

1. Resolução 1/2015 do Colegiado de Agronomia - Normas para o Aproveitamento de Atividades Complementares

2. Quadro de Atividades Complementares

3. Ficha para solicitação de créditos em atividades complementares

Regimento e manuais

Faça o download do regimento interno da FAV/UnB.

Faça o download do manual de TCC do curso de Medicina Veterinária.

Autorização para entrada e permanência em laboratórios da FAV

Diretrizes para o trabalho em laboratório da FAV

Comunicação interna de Acidente com Aluno