O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Brasília foi criado em 1996 atendendo a demanda de diversas entidades civis do Distrito Federal e iniciou suas atividades em março de 1997, tendo seu primeiro reconhecimento concedido pelo MEC em 2002 e o segundo reconhecimento em 2011. Com a criação e estabelecimento das novas diretrizes curriculares pelo MEC, apresentadas na resolução CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003, o colegiado de graduação fez a opção de reunir-se durante os anos de 2009 e 2010 para a elaboração de um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular.

O curso tem como objetivos fundamentais, a formação de Médicos Veterinários generalistas dotados de conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal, Saúde Pública e Proteção Ambiental. O curso apresenta-se como um bacharelato com disciplinas distribuídas em 10 períodos com o número de 280 créditos mínimos a serem obtidos durante o curso, incluindo o estágio curricular obrigatório de 480 horas. Dentre estes créditos podem ser cursados ainda 24 créditos na modalidade de módulo livre, e um mínimo de 62 créditos em disciplinas de créditos optativos em áreas conexas. Estruturalmente o curso é composto por disciplinas obrigatórias e optativas.

A infraestrutura física necessária para o que curso alcance os objetivos propostos, contempla a existência de um hospital veterinário, com um setor de atendimento à grandes animais e outro de atendimento de animais de companhia, onde os estudantes têm aulas práticas e realizam atendimentos à população, além dos mais diversos laboratórios de diagnóstico  e pesquisa e museu de anatomia.  O Curso de Medicina Veterinária também participa de um programa de intercâmbio com países do MERCOSUL, onde, a cada semestre, são selecionados estudantes e encaminhados para países vizinhos, enquanto o curso recebe estudantes vindos desses mesmos países, por um período de seis meses.

Link para matricula web do curso

Projeto Pedagógico do curso de Medicina Veterinária

 

Resolução de Atividades Complementares do curso de Medicina Veterinária

Formulário de Aproveitamento de Atividades Complementares