Observando Resolução DEX 02/2018, acerca dos critérios públicos de escolha de bolsistas e a Resolução CAD 003/2018 e de acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária.

Selecionamos: Bolsistas para atuar no projeto “PJ487-2024 -AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA APOIADA NA AGROECOLOGIA E NA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO DF” vigência a partir de abril de 2024 e término em dezembro de 2024.

COORDENAÇÃO: Flaviane de Carvalho Canavesi <flavianecanavesi@unb.br

Poderá concorrer a uma bolsa de extensão o(a) estudante de graduação que cumpra as seguintes condições:

Disponibilidade de 15 (quinze) horas semanais presenciais, conforme a necessidade e o plano de trabalho do projeto, para as atividades de extensão incluídos o planejamento, o estudo, a avaliação e as atividades junto à comunidade;

Não receber remuneração em quaisquer outros programas institucionais (PIBIC, PIBID, monitoria, estágio na UnB etc.), de acordo com o Decreto Nº 7.416, de 30 de Dezembro de 2010, com exceção da bolsa de assistência estudantil concedida pelo DAC/DDS;

Não possuir pendências (acadêmicas ou administrativas) relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em Projetos ou Programas vinculados ao DEX. Não possuir vínculo familiar com a coordenadora do Projeto;

Ter participado anteriormente de, pelo menos, uma atividade de extensão (evento, projeto, programa ou semana universitária) ou ter realizado estágio na Universidade de Brasília nas áreas de agroecologia, agricultura orgânica, hortas e agricultura urbana.

Ser preferencialmente estudante dos cursos de Agronomia ou Ciências Ambientais, que tenham cursado pelo menos 50% dos créditos. Deverão ter disponibilidade para atuar em atividades de campo presenciais no Paranoá e Ceilândia. As horas de trabalho deverão ser concentradas preferencialmente em dois dias da semana para possibilitar deslocamento às áreas.

Atividades previstas

Participação da programação integral do Encontro de Estudantes Extensionistas, no âmbito da Semana Universitária.

Publicização de suas atividades, por meio de sites, blogs ou mídias sociais.

Apoiar a coordenação de atividade na semana universitária 23 a 27/09/2024

Participar das atividades acadêmicas relativas ao projeto e às atividades de extensão propostas pelo DEX, como forma de construção e difusão do conhecimento e prática extensionista;

Participar do Programa de Formação em Extensão inscrevendo-se nas disciplinas e cursos de formação ofertados pelo Decanato de Extensão

Participar das ações de formação ofertadas pelo Programa Especial “Extensão e Comunicação em Rede: informação, formação e organização social integrando a universidade à sociedade”, quando convocados(as)

Participar do Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB 2024, a se realizar durante a Semana Universitária entre os dias 23/09/2024 a 27/09/2024 e dos Seminários e Eventos de Extensão, quando houver.

Participar do evento "Sábados Integradores no Campus Darcy Ribeiro" que será promovido pelo Decanato de Extensão uma vez a cada semestre letivo em 2024.

Alunos classificados na seleção para além das bolsas disponíveis, poderão optar para trabalhar como estudantes voluntários, neste caso, para o cômputo de créditos de extensão,

Os(as) estudantes não bolsistas deverão atuar por um período ininterrupto de, no mínimo, 15 semanas de acordo com RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO N. 0060/2015 para que os créditos em extensão sejam integralizados ao final do período letivo, observando a proporção de um crédito a cada quinze horas de participação. Serão integralizados, no máximo, 60 horas de extensão por semestre, no histórico escolar discente, obedecendo às orientações da Unidade Acadêmica do(a) estudante. Os créditos/horas de extensão serão integralizados anualmente, com lançamento em histórico previsto para fevereiro de 2025.

Interessadas(os) deverão se inscrever no SIGAA no código e nome do projeto até 4/4/2024