O curso de Agronomia na UnB foi criado em 1966 com a finalidade de trazer desenvolvimento agrícola ao Distrito Federal e Entorno, sem deixar de atender as demandas nacionais e globais para a produção de alimentos. Com dimensões continentais, o país tem potencial para a agricultura e a pecuária e precisa saber onde e como direcionar os recursos.
O estudante de Agronomia cursa disciplinas que abrangem vários temas: produção vegetal, produção animal, mecanização agrícola, irrigação, solos, administração e agronegócio. Os alunos também realizam estudos e pesquisas em diversas áreas: cultivos agrícolas, produção de rebanhos, manejo do solo e da água, manejo de pragas, melhoramento vegetal e animal, aptidão agrícola de solos, agroclimatologia, paisagismo, plantas ornamentais, pós-colheita e estudos de mercado. São oferecidas oportunidades para que o aluno estude e trabalhe com temas que permitam formação abrangente e contribuam para o desenvolvimento de práticas agropecuárias sustentáveis. No último semestre, o estudante realiza estágio obrigatório em um tema de sua preferência.
Com relação à infraestrutura oferecida pelo curso, os alunos têm acesso a diversos laboratórios: sementes, química e física do solo, adubos e adubação, higiene e qualidade dos alimentos, microbiologia do solo, proteção de plantas, nutrição animal, georeferenciamento dentre outros. A UnB possui uma Fazenda, cerca de 40 km do Campus Darcy Ribeiro, chamada Fazenda Água Limpa, onde os alunos além de terem aula, realizam estudos e pesquisas diversas.
O Curso de Agronomia também participa de um programa de intercâmbio com países do MERCOSUL, onde, a cada semestre, cinco estudantes de Agronomia são selecionados e encaminhados para países vizinhos, enquanto a Agronomia da UnB recebe 5 estudantes vindos desses mesmos países, por um período de seis meses. Oportunidades de intercâmbio com EU e EUA também são oferecidas pela UnB. As disciplinas realizadas fora são aproveitadas no Histórico Escolar dos alunos.
- Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia(em processo de atualização).
CONTATOS
Contatos com a coordenação e com a secretaria do curso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Microsoft Teams .
Coordenador: Prof. Marcelo Fagioli (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
Secretaria do Curso: Lilian de Paula Macedo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
Secretaria de Estágios: Marília Parreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
INFORMAÇÕES E AVISOS A ESTUDANTES |
CALENDÁRIO ACADÊMICO
Calendário disponibilizado pelo DEG (http://www.deg.unb.br/destaques/458-calendario)
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA MATRÍCULA 1.2023
- Guias e tutoriais de orientação
*Se, depois de dar uma olhada em todas as orientações ainda houver dúvidas, você pode enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
- Aos estudantes com ingresso no curso anterior a 2018 (currículo antigo), informamos:
- A disciplina "FAV0310-Grandes Culturas 1" terá equivalência com a disciplina "FAV0034-Sistemas de Produção de Culturas Energéticas e Fibrosas". Informamos ainda que a equivalência que constava no SIGAA entre as disciplinas "FAV0310-Grandes Culturas 1" e "FAV0037-Sistemas de Produção de Culturas Graníferas" decorreu de um erro e foi corrigida. Portanto, as disciplinas FAV0310 e FAV0037 não devem ser consideradas equivalentes.
- A disciplina "FAV0310-Grandes Culturas 1" terá equivalência com a disciplina "FAV0034-Sistemas de Produção de Culturas Energéticas e Fibrosas". Informamos ainda que a equivalência que constava no SIGAA entre as disciplinas "FAV0310-Grandes Culturas 1" e "FAV0037-Sistemas de Produção de Culturas Graníferas" decorreu de um erro e foi corrigida. Portanto, as disciplinas FAV0310 e FAV0037 não devem ser consideradas equivalentes.
- Em relação às disciplinas "ENC0053-Desenho Técnico" e "SOL0042-Introdução à Sociologia", informamos que são disciplinas consideradas OPTATIVAS no currículo do curso de Agronomia, portanto, não possuem equivalência com as disciplinas "FAV0041-Desenho Técnico" e "SOL0087-Sociologia do Desenvolvimento Rural", respectivamente, consideradas OBRIGATÓRIAS para o curso de Agronomia. Desse modo, informamos aos(às) estudantes que cursarem as referidas disciplina optativas a partir do 1º/2021, que não obterão a equivalência com as disciplinas disciplinas obrigatórias correspondentes.
- As matrículas em "FAV0294-Estágio Supervisionado 1" e "FAV0039-Trabalho de Conclusão de Curso" são realizadas pela coordenação/secretaria do curso e ocorrerão conforme os prazos definidos em calendário acadêmico. As solicitações de matrículas ocorrem via formulário específico ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Atividades que complementam a formação acadêmica realizadas durante todo o curso de graduação poderão ser aproveitadas pelos(as) estudantes em seu currículo de graduação. Para pleitear o aproveitamento dessas atividades, o(a) estudante deverá ter completado 80% do total do curso de graduação (o que equivale a 3.144 horas ou ainda a 210 créditos) e apresentar os comprovantes das atividades conforme as regras divulgadas em editais a cada semestre.
Confira o andamento dos editais no link "EditaisAgro"
Consulte também as normas gerais do processo abaixo:
MONITORIA
A oferta de monitoria ocorre semestralmente conforme regras divulgadas em editais.
Requisitos para Participação:
1) Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da Universidade de Brasília (UnB);
2) Ter obtido aprovação na disciplina para qual pleiteia a atividade de monitoria e atender aos critérios definidos pelos(as) docentes responsáveis pela disciplina alvo;
3) Não estar matriculado(a) em componentes curriculares com choque de horário com as atividades de monitoria;
4) Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;
Resultado monitoria Agronomia 1.2023
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Estudantes que tenham feito disciplinas em outro curso de graduação antes do ingresso no curso de Agronomia ou que tenham participado do programa de mobilidade acadêmica e que queiram o aproveitamento dessas disciplinas pela UnB, devem fazer o requerimento de Aproveitamento de Estudos.
O requerimento é feito por meio do peticionamento eletrônico. O prazo máximo para pleitear o aproveitamento de estudos é de 2 períodos letivos a partir do ingresso na UnB (no caso de disciplinas cursadas anteriormente), ou de acordo com as regras dos editais de mobilidade acadêmica.
O prazo para a emissão de parecer por parte da unidade acadêmica responsável pela disciplina é de 30 dias.
Saiba mais sobre o processo de aproveitamento de estudos consultando as normas disponíveis sobre o tema:
Saiba como fazer o seu requerimento por meio do peticionamento eletrônico, consultando o manual abaixo.
Caso já saiba como solicitar clique no link abaixo para ter acesso ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações) da UnB e fazer seu pedido.
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é regido pelo regulamento abaixo.
Ao estudante, após apresentação e aprovação do seu TCC, caberá realizar a entrega da versão final do trabalho (em formato PDF) juntamente com o Termo de autorização para que o trabalho seja publicado na Biblioteca Digital da Produção Discente da UnB.
Para fazer a entrega do trabalho, utilize o formulário abaixo (utilize seu e-mail institucional no preenchimento do formulário).
|
OUTORGA ANTECIPADA DE GRAU
Caso o estudante se encontre em fase de conclusão do curso (último ou penúltimo semestre) e ocorra algum evento excepcional que justifique a abreviação de seu curso (conforme critérios estabelecidos pela Resolução do Colegiado de Agronomia nº 1/2019 abaixo) é possível solicitá-la ao Colegiado do Curso de Agronomia.
Admitido o pedido, será formada uma banca examinadora especial que fará a avaliação do estudante quanto às pendências para sua formatura.
Confira abaixo as regras que orientam o processo de outorga antecipada:
O estudante pode fazer seu pedido preenchendo o formulário geral disponibilizado pela SAA (LINK AQUI) que, após assinado e digitalizado em formato PDF, deve ser enviado com os documentos comprobatórios do seu pedido para o e-mail do curso Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O estudante será informado por e-mail quanto à abertura do processo e passará a acompanhar sua tramitação pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).